Guaíba

Guaíba é dotada de uma beleza natural ímpar, poucas cidades localizadas em ambientes urbanos podem se orgulhar de contar com orla tão bela e com trecho de Mata Atlântica em pleno centro da cidade. Por conta destas peculiaridades, Guaíba se configura como o lugar ideal para quem busca um espaço tranquilo e belo para aproveitar a natureza próximo à Capital do Estado.

Sitio Histórico

Espaço de identidade e preservação da história de Guaíba 

- Casa de Gomes Jardim – Construída em fins do século XVIII, era sede da Estância de Gomes Jardim no período da Revolução Farroupilha. 

- Cipreste Farroupilha – Árvore símbolo da cidade. Na sua sombra líderes da Revolução Farroupilha planejaram a tomada de Porto Alegre em 1835. 

- Erma de Gomes Jardim- Encontram-se os restos mortais do líder Farroupilha.

Igreja N. Sra. do Livramento

Padroeira do município, possui mais de um século de anos de história.

Museu Carlos Nobre

Construção de 1908 – ao longo do tempo foi residência, hotel, biblioteca, prefeitura e hoje é Museu Municipal Carlos Nobre onde encontramos objetos, fotografias, documentos pessoais do comunicador e humorista conhecido internacionalmente.


Funcionamento 
Terça a Sexta – 8h30min às 12h – 13h30min às 17h30min 
Sábado, Domingo e Feriado – 13h30min às 17h30min 
Telefone: (51) 3491-1888 

 

Vitrine Cultural

A Vitrine Cultural é um espaço desenvolvido através de uma parceria da Prefeitura Municipal de Guaíba e da Fundação Toyota do Brasil que tem por objetivo conservar, divulgar e promover os atrativos culturais e históricos do município e da região. São dois espaços para exposições, um com painéis que contam o início da Revolução Farroupilha e o Memorial da Chama Crioula do Milênio, e outro espaço que abriga exposições de caráter temporário sobre assuntos e temas da cultura local. 

Funcionamento: Terça a Domingo - 10h30minàs 17h30min 

Contato: (51) 3403-1805 – 
turismoguaiba@hotmail.com 


Passeio de Jardineira

Chegando de catamarã em Guaíba, você encontra a Linha Turismo – ônibus especial modelo Jardineira, que realiza passeio turístico com guia local. O percurso inicia na orla passando pelos principais pontos turísticos da cidade, no Sítio Histórico encontra-se a Casa e Busto de Gomes Jardim, Cipreste Farroupilha, Igreja Nossa Senhora do Livramento e a Vitrine Cultural, local onde você conhecerá o início da história Farroupilha e o Memorial da Chama Crioula do Milênio. No Mirante da Escadaria 14 de outubro se tem uma belíssima vista para o Lago Guaíba e a cidade de Porto Alegre. 

O ponto de partida e chegada é na Hidroviária de Guaíba. 

Funcionamento: Quarta a Domingo e feriados – 10h30minàs 17h

Orla

O visitante encerra a sua visita na Orla do Lago Guaíba, onde é possível caminhar pelo Píer e pelo calçadão, além de oferecer bares e restaurantes.

Leia mais