navdmp
Início / Empresa / Notícias

Empresa

19/07/2013

Os Encantos de Guaíba

A cidade de Guaíba situa-se a 20 minutos de Porto Alegre (RS) indo de Catamarã e é banhada pelas águas do lago de mesmo nome, ostentando uma belíssima e tranquila orla.

A cidade também é o Berço da Revolução Farroupilha, que ocorreu entre 1835 a 1845, sendo uma cidade com muita história a se visitar.

Para aproveitar os dias de sol, mesmo com frio, pode-se fazer uma caminhada ao ar livre pela beira do lago onde tem o píer, que avança 50m no Guaíba, construído em madeira, propício para o desembarque de pequenas embarcações.


 

 

Este é um programa que pode ser feito com a família, onde se pode usufruir da cultura local, além de ter uma das mais belas vistas para a cidade de Porto Alegre. Vale tirar várias fotos!


 


Vale a pena conferir!


Na chegada em Guaíba de Catamarã você vai desembarcar na Hidroviária que está localizada na parte central da cidade, sendo possível conhecer a pé seus pontos turísticos mais importantes.


Mas, se você preferir, logo em frente à Hidroviária tem uma excelente opção de turismo que é o passeio de Jardineira, um ônibus com a estética da época de 1920, que realiza um passeio de 50 minutos com saída de hora em hora passando pelos principais pontos turísticos da cidade. Maiores informações em: www.facebook.com/jardineiraguaiba

 

 

Saindo da Hidroviária e caminhando pela orla, existem opções de restaurantes onde você poderá degustar da culinária local.


Uma boa opção de lanche também é o Cais Café que está localizado nas Hidroviárias de Porto Alegre e de Guaíba.


 


 

Outros passeios turísticos para fazer em Guaíba:


No Sitio Histórico – espaço de identidade e preservação da história de Guaíba encontramos: como a Casa de Gomes Jardim, o local foi um marco como ponto de encontro para os líderes da Revolução Farroupilha.


 

 

Há também deslumbrantes belezas naturais, como o Cipreste Farroupilha. Na sombra desta árvore símbolo da cidade foram traçadas estratégias para a tomada de Porto Alegre, em 1835. Além disso, você pode conhecer a praça Gomes Jardim que guarda os restos mortais do líder Farroupilha.

 

 

A arquitetura preservada da cidade também proporciona um espetáculo aos olhos, como a Igreja Nossa Senhora do Livramento, com mais de 100 anos de história e que tem o nome da Padroeira do município.

 

 

Uma área ideal para relaxar e contemplar a paisagem única do horizonte de Guaíba é do alto do seu Mirante, que possui um visual belíssimo. Aqui também tem a opção para quem quiser seguir a pé, de descer a imponente Escadaria 14 de Outubro.

 

 

A Vitrine Cultural é um importante ícone cultural da cidade. Esta casa, além de abrigar a Chama Crioula do Milênio, também é palco para exposições. Página do local: www.facebook.com/vitrineguaiba


 

 

Grande fonte de conhecimento e lazer é o Museu Carlos Nobre, personalidade que foi cidadão emérito de Porto Alegre e brilhante colunista da Zero Hora por três décadas. O museu possui informações e preserva o patrimônio histórico. Maiores detalhes em:
www.facebook.com/museucarlosnobre


 

 

Por tudo isso, vale muito a pena conhecer as belezas da cidade de Guaíba! Confira os horários do Catamarã e as informações nos links dos pontos turísticos e venha curtir momentos deliciosos na região!